7 de fev. de 2008

Aula do Dia: 14/02/2008
11 á 13 anos (pode ser adaptada maior de 10 anos).
Tema: O que eu posso aprender com a Educação Espírita - (a sua importância em nossa vida).
OBJETIVOS: Refletir sobre as nossas expectativas junto a educação espírita; conscientizar o jovem da importância da educação espírita como forma de aprendizado, subsídios para a nossa vida diante das diversas situações, esclarecendo sobre a importância desses temas para as nossas vidas. ; despertar o interesse em participar e integrar-se às atividades que a EE proporciona; ESTRATÉGIAS: 1- Receber os jovens com música (CD) dar as boas-vindas; fazer as apresentações gerais (tendo tempo, fazer uma rápida dinâmica de apresentação, caso a turma não se conheça ainda)
2 - Dinâmica para reflexão: O que eu posso aprender na casa espírita? Permanecer dois ou três minutos, em silêncio, com os olhos fechados. _escute_ os seus questionamentos em relação a vida, os seus sentimentos, as suas idéias e as imagens que estão fluindo em sua mente. Por que estou aqui? O que vim fazer no mundo? Por que o sofrimento? O que fazer para ser feliz? Qual o sentido da vida? Onde poderei me apoiar nos momentos difíceis? O que eu posso aprender aqui na Ed.Espírita?
3 - Em seguida, colocar num papel, seu nome e expectativas em relação a EE e até em relação à vida se quizer. Após, cada um lê as suas expectativas e coloca na raiz de uma árvore, em cartolina ou outro mateiral, fixada previamente, onde estão corações fixados colados no verso alguns temas que serão trabalhados e eventos realizados pela EE durante o ano (cada coração com temas diferentes).
4 - Após cada um colar as suas expectativas na raiz, Indagar os meninos sobre o que acham que é educação e, baseando-se no que foi dito e no que foi colocado nas expectativas, o educador, inicia uma exposição dialogada, mostrando que a casa espírita nos oferece oportunidades para a nossa aprendizagem evolutiva, compreendendo melhor as questões obscuras, que envolvem as nossas atitudes diante do próximo e da vida. Vc. já imaginou se não houvesse educação entre os homens: a ed. está vinculada ao desenvolvimento da capacidade física intelectual e moral, tendo como objetivos uma melhor integração á sociedade e aos relacionamentos interpessoais. Alguns princípios básicos são necessários, para um bom andamento e crescimento da produtividade em geral. Por ex. um cumprimento, um pedido de desculpas, a espera em uma fila, o respeito pelo o outro, enfim a DISCIPLINA tão necessária para o nosso desenvolvimento. A ed. esp. tb. é necessária para o nosso conhecimento se amplie com disciplina, harmonia e amor nas relações interpessoais. Assim como o desempenho a dedicação, nas nossas tarefas diárias, nos induzem caminharmos com PERSEVERANÇA, AMIZADE E FRATERNIDADE, pois, ela nos esclarece e consola nos momentos difíceis. Mostra-nos quais são os recursos que dispomos para o nosso sucesso e qual a melhor maneira de trabalhar com eles desenvolvendo as nossa potencialidades. Na casa espírita as orientações são feitas através da Codificação onde conversaremos sobre do evangelho o Evangelho e a sua aplicação no nosso dia-a-dia. O Espiritismo nos mostra diversos caminhos para que o nosso aprendizado ao longo da vida não seja tão árduo, nos oferece muitas oportunidades de equilíbrio, paz e serenidade. É preciso para isso, disciplina, união e amor, desejando sinceramente aproveitar a oportunidade de educação. 5 - Depois, cada um colhe um coração da árvore fixada, onde estará alguns temas que veremos em sala na programação anual e lerá em voz alta. A medida que vão falando o facilitador interagirá com o educando e com o grupo procurando saber se ele já ouviu falar sobre o tema e o que acha de interessante... Se sobrarem corações, o primeiro retorna para pegar um outro coração e assim por diante (bom não colocar muitos corações para não ficar cansativo> procurar colocar um número próximo ao de participantes). 6- Recursos necessários: CD, toca Cd, sinais de trânsito, quadro branco, marcador, apagador, canetas ou lápis em número suficiente; questões recortadas, folhas de papel para as espectativas , corações temas di ano e/ ou evento que serão dados durante o ano colados no verso, fita adesiva crepe, arvore em cartolina para fixar no quadro
7. AVALIAÇÃO: Com a a Técnica do Sinal de Trânsito também pode ser da Caixinha de Música, passar as perguntas nessa ordem: 1- Com suas palavras o que você acha que é educação? 2- Se não houvesse educação como as pessoas se comportariam? 3 - A Doutrina Espírita, nos esclarece que o nosso progresso ocorre sob dois aspectos. Quais são? 4_ Podemos dizer então que a nossa educação ocorre também sobre esses dois aspectos: intelectual e moral ? 5 - Por que a educação não pode resumir somente ao lado intelectual? 6- De acordo com as respostas anteriores, aonde a educação pode nos levar? 7-Como podemos facilitar os caminhos para a nossa Educação? 8- Diga um tema que você se lembra que conversaremos durante o ano? 9- Cite um outro tema que lhe chamou a atenção e por que? 10- O que e você pode aprender com a Educação Espírita? 11- Você poderá utilizar o conhecimento espírita para o seu dia-a-dia? Dê um exemplo. 12 _ Trazendo esclarecimentos e consolo, você concorda que o conhecimento da Doutrina Espírita nos ajudará na manutenção do nosso equilíbrio diante das diversas situações que encontraremos em nossa vida? Por que ?13- Cite duas palavras que demonstrem o que a educação espírita nos traz. ( por questão de tempo, pois que muitas vezes algumas perguntas são aprofundadas... debatidas pelo grupo... nem todas são utilizadas... o educador fica livre para verificar qual a que podem ser suprimidas ou modificadas de acordo com cada grupo...) Obs.: Dizer que eles levem os corações e colem em um local especial lembrando na nossa Casa com carinho, pois que ela está sempre a ofertar, amparo e amor, em forma de conhecimento e consolo, proporcionada pela DE.
Passe Encerramento Evangelizadora: Sandra

Nenhum comentário:

Procura algo no Bloguinho?

Arquivo do blog

Software Musibraille

Músicas


Clique...

Cantinho da Família!

Cantinho da Família!
Clique...

Cantinho Educacional!

Cantinho Educacional!
Clique...

Cantinho Interessante!

Cantinho Interessante!
Clique!

Adote um Amiguinho!

Adote um Amiguinho!
Entre...

Entre...